top of page
Uso-de-eletrônicos-por-crianças-pode-atr

QUESTIONÁRIO 

Agracemos seu interesse e disponibilidade para participar dessa pesquisa. Para isso, clique no item abaixo: 

SOBRE A PESQUISA

Devido à pandemia ocasionada pela COVID-19, medidas de isolamento e estado de quarentena (definido como um período de 40 dias em isolamento)  têm sido aplicadas à diversos países ao redor do mundo, como forma de atenuar a transmissão, disseminação da doença e reduzir o número de óbitos. No entanto, em razão da busca pela integridade da saúde física, a saúde mental dos indivíduos em isolamento pode ser prejudicada.  O surgimento de sentimentos como tédio, confinamento, perda da rotina, redução da capacidade social e diminuição do contato físico com outras pessoas, pode repercutir de formas negativas na saúde mental dos indivíduos. 

Diante das preocupações, da ansiedade e do estresse que muitas crianças são submetidas durante a quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus, nesta pesquisa, objetivamos identificar a ocorrência  de alterações comportamentais e emocionais em crianças durante o período de isolamento social.

Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdades Pequeno Príncipe – CEP/FPP sob o parecer n°: 3.559.427

IMPORTÂNCIA DESTA PESQUISA
Após estudarmos todas as respostas poderemos sugerir para os pais e cuidadores, sinais de alerta de que a criança está sofrendo. Se os resultados forem preocupantes poderemos solicitar ajuda de órgãos competentes como a Sociedade de Pediatria, para fazermos campanha de cuidados da saúde emocional da criança. 
BENEFÍCIO DA SUA PARTICIPAÇÃO

O benefício da participação nesta pesquisa é ajudar a entender como está a saúde mental (o "emocional") das crianças brasileiras durante a pandemia da COVID-19. 

RISCOS DA SUA PARTICIPAÇÃO 

O preenchimento do formulário pode causar desconforto na resposta de algumas perguntas, além da perda do anonimato.

DIMINUIÇÃO DOS RISCOS
As perguntas do questionário serão diretas para que você não se canse e não se sinta desconfortável em respondê-las. A privacidade do participante será respeitada, ou seja, seu nome, qualquer dado/informação a seu respeito, ou ainda, qualquer elemento que possa de lhe identificar, será mantido em sigilo. e somente os pesquisadores terão acesso aos dados da pesquisa e os mesmos ficarão em posse dos pesquisadores por um período de 5 anos, após o término da pesquisa (conforme a Res. 446/12 do CNS - item IV.3.3 e item XI.2.f).  

A QUEM SE DESTINA ESSA PESQUISA?

Os participantes do estudo serão os tutores ou pais de crianças, de 2 a 12 anos, 11 meses e 29 dias, de ambos os sexos, residentes do Brasil.

A idade  dos 2 aos 12 anos foi escolhida por fazer parte de um grupo que deve frequentar a escola, e que devido a suspensão temporária das aulas sofre um grande impacto em sua rotina diária.

Optou-se também por incluir crianças entre os 2 e 4 anos, pois nesta faixa etária as crianças experimentam inúmeros marcos importantes do desenvolvimento psicomotor, que podem alterar em decorrência de trauma emocional.    

© Saúde Mental em Tempos de COVID-19. Orgulhosamente criado com Wix.com

Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdades Pequeno Príncipe – CEP/FPP sob o parecer n°: 3.559.427

bottom of page